quarta-feira, 27 de março de 2013

Nuggets de Frango no forno


Chamar a isto uma receita é um bocado pretencioso! Vou chamar-lhe "dica" para fazerem uns fantásticos nuggets. 
Sempre que me sobra pão, depois de passar um ou dois dias "aos caídos" pela cozinha, agarro nele e congelo! Aqui no Brasil o pão que mais tenho em casa é o chamado pão francês ou pão de sal, que é um pão levezinho, branquinho, que "mal acomparado" lembra as nossas carcaças ou papo secos.
Outra coisa que sempre tive o hábito de ter no congelador foi salsa e coentros. Aqui no Brasil acrescentei à lista a cebolinha (cebolinho) e o mangericão.
Com dois peitos de frango à espera de um destino melhor que o grelhador pensei em fazer uns nuggets! 
Directamente do congelador tirei 3 pães de sal, um bocado de mangericão, cebolinha, salsa, coentros, juntei 3 dentes de alho grandes (não tinha mais), um bocado de alho moído, tomilho seco, um pedaço de queijo parmesão, um piri-piri, 3 grãos de pimenta e acho que mais nada (não apontei, fui deitando para dentro da TM / Bimby). Coloquei na velocidade 7 e fui espreitando para dentro do copo para ver quando estava com a consistência desejada (eu gosto dele fino, tipo a farinha de rosca (pão ralado) de compra, mas se gostarem mais "granulado" podem por na velocidade 5 e ir vendo)
Cortei os peitos de frango em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho e temperei com limão (uma lima), alho e um fio de azeite. Envolvi bem.
Passar os pedaços de frango na farinha, depois no ovo e em seguida na farinha de rosca (pão ralado) aromatizada. Colocar num tabuleiro, forrado com papel vegetal, os nuggets lado a lado (não sobrepor) e levar ao forno pré-aquecido a 200º. Quando estiverem a ficar douradinhos do lado de cima tira-se o tabuleiro do forno e viram-se os nuggets. Voltam ao forno até estarem da cor pretendida.

Tal como eu disse, isto é uma dica. Podem adaptar os temperos aos vossos gostos, acrescentar, trocar, tirar ingredientes... o meu conselho é que vão provando e adaptando ao vosso gosto. Eu fui provando a mistura à medida que fui fazendo.

E antes que perguntem... não, não levou sal, e a minha família de esquisitos adorou! Ficaram bem estaladiços! A repetir com toda a certeza!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário